Quais equipamentos preciso para começar no triathlon?

Essa é uma dúvida recorrente de quem está pensando em começar a praticar o Triathlon.

Para explicar melhor, vamos entender o que é o Triathlon:

Triathlon é um esporte que inclui três modalidades: natação, ciclismo e corrida.

Para nadar, você vai precisar de uma roupa adequada – maiô ou sunga, se for nadar em piscina ou águas abertas com temperatura amena. Se for encarar águas mais frias a roupa de borracha, ou wetsuit como também é conhecido é recomendada. Além disso, touca e óculos de natação.

Roupa de Borracha ou wetsuit

Para a prática do ciclismo é necessário uma bicicleta e um capacete. Existem vários modelos de bicicleta desde mountain bikes de passeio a modelos com mais tecnologia, tanto do tipo mountain bike quanto speed ou TT (timetrial bikes). Para o início no esporte, uma mountainbike de passeio entrega o que você precisa: aprender a pilotar e treinar em cima de algo que se mova, hehehe.

Existe também um calçado próprio para bicicleta – a sapatilha de ciclismo. Ela tem uma peça grudada no calçado que encaixa no pedal, fazendo que o pé fique “preso” à bicicleta. Existem vários modelos de diversas marcas que variam conforme o pedal escolhido. Não é indicado para quem está começando a “pilotar” uma bike pois o risco de acidente é grande, uma vez que é necessário adquirir experiencia para parar a bicicleta e desprender o taco – peço que prende no pedal.

Depois de um pouco de tempo e com mais experiência, o atleta naturalmente procurará algo que lhe conceda mais performance. Mas isso já é assunto para outra postagem.

Para iniciar na corrida é necessário um par de tênis e roupa confortável (bermuda e camiseta e no caso das mulheres um Top bem firme).

Escolha roupas confortáveis para correr.

Nosso coach Roberto Lemos sempre reforça: “se for para escolher um equipamento para investir no início da vida do atleta é um monitor cardíaco. É um equipamento que vai ajudar muito a monitor seu rendimento e ajudar muito na escolha dos seus treinos. Existem muitos outros equipamentos que mais para frente são possíveis de adquirir e que de fato fazem diferença, mas no início até para marcar o tempo um relógio é necessário.

Monitor Cardíaco com GPS é um dos itens importantes para começar a treinar

Seguem alguns link de modelos recomendados:

https://amzn.to/3pnOKzE

https://amzn.to/3Cdqs2S

Sucesso e bons treinos